Home / Notícias / Copa Nordeste de Seleções Cadete tem início em Maceió | AL
Copa Nordeste 1

Copa Nordeste de Seleções Cadete tem início em Maceió | AL

Sete partidas movimentaram a rodada inicial. Competição vai até o dia 2 de setembro no ginásio do SESI Trapiche.

Começou hoje em Maceió – AL a disputa da Copa Nordeste de Seleções cadete masculino e feminino. Os jogos estão acontecendo no ginásio do SESI Trapiche e conta com a participação de oito seleções estaduais: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e os anfitriões, Alagoas. A competição que reúne atletas de 13 a 16 anos vai até o dia 2 de setembro.

No Masculino a chave “A” é composta pelas seleções do Ceará, Maranhão, Sergipe e Piauí. Na chave “B” estão Alagoas Bahia, Paraíba e Pernambuco.

O Feminino tem a seguinte composição: Chave “A”: Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe, enquanto na chave “B” estão Alagoas, Bahia, Paraíba e Piauí.

Sete jogos movimentaram a primeira rodada da competição nos dois naipes já que com a ausência da equipe cearense no masculino, a seleção sergipana foi declarada vencedora por WxO.

No naipe feminino, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Alagoas estrearam com vitória sobre os seus adversários. Pernambuco lidera a chave “A”, enquanto Alagoas encabeça o grupo B pelo saldo de gols conquistado hoje. No jogo de abertura o Ceará superou Sergipe por 15 x 12. Também pela chave “A” Pernambuco mostrou sua força e aplicou 28 x 14 sobre as maranhenses. Na chave “B”, a Paraíba assegurou a vitória ao bater as piauienses por 21 x 20 e Alagoas conquistou a vitória na estreia frente às baianas por 30 x 12, fechando a primeira rodada com a maior diferença de placar da rodada. A segunda rodada pode apontar os primeiros classificados para a próxima fase, dependendo dos resultados. Na chave “A” caso Pernambuco e Ceará vençam novamente, garantem vaga nas semifinais. Na chave B a situação é um pouco diferente pois Alagoas e Paraíba se enfrentam e quem vencer garante a vaga nas semifinais deixando a segunda vaga em aberto para a disputa na rodada final da fase de classificação.

No Masculino o Piauí saiu na frente na classificação ao vencer o Maranhão em um jogo muito equilibrado em que a equipe Piauiense reagiu nos cinco minutos finais e conseguiu a virada para cima dos maranhenses, vencendo por 22 x 20. Com a ausência da equipe Cearense, o Piauí pode garantir a sua classificação caso vença amanhã o confronto com Sergipe. A equipe do Maranhão folga na rodada e joga pela classificação na quinta-feira fechando a participação na primeira fase contra a seleção sergipana. Na chave “B” a Paraíba venceu Pernambuco pela diferença mínima em um jogo de poucos gols, porém equilibrado tecnicamente. No último jogo da rodada Alagoas e Bahia fizeram um bom jogo onde a seleção alagoana levou a melhor com o placar de 33 x 18. Destaque para Alagoas por ter o ataque mais eficiente da primeira rodada. Amanhã Pernambuco vai em busca da reabilitação contra a equipe Baiana enquanto os anfitriões encerram a segunda rodada enfrentando a Paraíba. O vencedor desse confronto garantirá a classificação antecipada para as semifinais.

Curso Internacional.

Paralelamente à Copa Nordeste está acontecendo em Maceió o Curso Internacional de Handebol, Ministrado pelo técnico da Seleção Brasileira Feminina Jorge Dueñas. O Espanhol assumiu a Seleção Brasileira recentemente e ministra um curso teórico e prático para 70 professores da modalidade da região Nordeste, indicados pelas federações estaduais. O curso vai até o dia 31 e faz parte de um projeto da Confederação Brasileira de Handebol que foi realizado nas regiões Centro-Oeste, Sul e Norte, nas cidades de Goiânia, Balneário Camboriú e Manaus respectivamente. Segundo a programação do curso, o conteúdo prático e teórico aborda fundamentos como a defesa, o papel do pivô, inferioridade numérica, sistemas de ataque, entre outros.

Os jogos da Copa Nordeste de Seleções Cadete estão sendo transmitidos através da página da Federação Alagoana de Handebol no Facebook. Os resultados podem ser conferidos no instagram @fahdalagoas

Confira os resultados do dia 29/08 da Copa Nordeste de Seleções Cadete.

Feminino:
9h – Ceará 15 x 12 Sergipe
11h20 – Piauí 20 x 21 Paraíba
13h40 – Pernambuco 28 x 14 Maranhão
16h – Alagoas 30 x 12 Bahia

Masculino
10h10 – Ceará O x W Sergipe
12h30 – Pernambuco 15 x 16 Paraíba
14h50 – Piauí 22 x 20 Maranhão
17h10 – Alagoas 33 x 18 Bahia

 

Programação de Jogos para o dia 30/08 – Quarta Feira:

Feminino
8h – Pernambuco x Sergipe
10h20 – Piauí x Bahia
12h40 – Ceará x Maranhão
15h00 – Alagoas x Paraíba

Masculino:
9h10 – Piauí x Sergipe
11h30 – Pernambuco x Bahia
13h50 – Alagoas x Paraíba

Local dos jogos:
Local: Ginásio Presidente Fernando Collor de Mello (Ginásio do Sesi)
Av. Siqueira Campos, 1900 – Maceió (AL)