Home / Notícias / Perfil | Hélio Justino
Helinho

Perfil | Hélio Justino

Conheça um pouco sobre a trajetória do Ministrante das atividades do Acampamento Regional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica das categorias Infantil e Cadete Masculino que será realizado em Maceió – AL de 4 a 6 de Agosto. Os acampamentos regionais são realizados pela Confederação Brasileira de Handebol com o patrocínio dos Correios e em parceria com a Federação Alagoana de Handebol. As atividades acontecerão nas dependências do Colégio Santa Madalena Sofia.

Hélio Lisboa Justino, conhecido como Helinho nasceu em Aracaju em 23 de julho de 1972.

Começou a jogar handebol em 1982 aos 10 anos na escolinha do Serviço Social da Indústria (SESI) incentivado pelos irmãos que já praticavam o esporte. Na época, Helinho também praticava atletismo, basquete e vôlei.

Aos 12 anos foi convocado para a seleção sergipana para disputar os Jogos Escolares Brasileiros. Em 1991 foi convidado a jogar pela equipe de Cascavel (PR) e convocado para a seleção brasileira júnior. Em 1994 foi para a equipe da Metodista. Helinho participou de três mundiais: 1995, 1999 e 2003.

Sagrou-se campeão Panamericano nos Jogos de Santo Domingo em 2003 e no ano seguinte, foi aos Jogos Olímpicos de Atenas onde a seleção obteve a décima colocação.

Em 2006 se transferiu para a equipe de São Caetano do Sul e em 2007 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Helinho disputou os Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, onde o Brasil obteve a décima primeira colocação. Após a Olimpíada, encerrou a carreira de atleta. Helinho atuava na ponta esquerda.

O início da trajetória como treinador de Handebol foi nas equipes de base da Metodista o lado do também ex-atleta José Ronaldo, o SB. Como técnico, participou do mundial de clubes, foi campeão paulista, campeão dos jogos regionais, jogos abertos do interior (SP), copa do Brasil e campeão Panamericano de clubes.

Em 2009 integrou a comissão técnica da Seleção Juvenil como auxiliar. Em de 2010 participou das Olimpíadas da Juventude em Singapura também como auxiliar. Em 2011 Helinho esteve no Mundial Juvenil na Argentina e no ano de 2013 foi convidado por Jordi Ribera a ser seu auxiliar no mundial Junior da Bósnia, onde o Brasil conquistou a sexta colocação.

Em 2014 assumiu a seleção brasileira júnior masculina. Em 2015 comandou a equipe no mundial do Brasil e recentemente esteve disputou o mundial da Argélia em Julho.