Home / Notícias / FAHd realiza mais um acampamento
Acampamento

FAHd realiza mais um acampamento

A Federação Alagoana de Handebol realizou nesse final de semana mais uma etapa do Acampamento de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, Iniciativa da Confederação Brasileira de Handebol em parceria com as Federações Estaduais e com o patrocínio dos Correios.

Desta vez as contempladas foram as atletas alagoanas das categorias infantil e cadete que passaram três dias muito intensos nos treinos da modalidade em atividades teóricas e práticas. As jovens atletas entre 13 e 16 anos tiveram a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos sobre a modalidade, além da interação com outras atletas  de diversas equipes e cidades alagoanas. O trabalho realizado também serviu para a observação de atletas que não participaram das recentes competições realizadas no estado e para a preparação da seleção alagoana que vai disputar a Copa Nordeste em Maceió. Os professores aproveitaram para observar os trabalhos realizados e possivelmente utilizarão as atividades desenvolvidas nos treinos das suas equipes. Após cada período de atividades os técnicos tiraram dúvidas e receberam mais orientações.

De acordo com o site da CBHb: “A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) vai realizar, neste ano, os Acampamentos Regionais e Nacionais de Desenvolvimento e Melhoria Técnica. As atividades, que têm como objetivo detectar talentos e dar continuidade à renovação nas seleções nacionais, vão reunir jovens das categorias infantil, cadete e juvenil – no masculino e no feminino. O mote é ‘trabalhar o presente para construir o futuro’. “Os acampamentos da CBHb são um dos projetos mais importantes desenvolvidos no Brasil para a formação de jovens jogadores. É um modelo de gestão muito bem feita. A ideia é fazermos um levantamento nacional sobre perfil físico e de conhecimento de jogo dos atletas de handebol, bem como um trabalho para os treinadores, ampliando suas competências”, explicou Washington Nunes, coordenador do projeto.

Os trabalhos foram realizados pelo renomado técnico Daniel Cubano que tem no currículo passagens por grandes clubes como atleta e técnico, além do comando da seleção brasileira universitária feminina, seleção júnior feminina e também já compôs a comissão técnica da seleção principal feminina ao lado Cristiano Rocha, auxiliando o técnico Sérgio Graciano.

Muito carismático e competente, “Cubano” realiza um importante trabalho em São Bernardo do Campo com o projeto Mão Solidária que oportuniza a diversos jovens a prática do Handebol, descobrindo e revelando talentos desde 2005.

Um dos momentos marcantes do acampamento foi quando o professor Shyko Farias, enciclopédia viva do Handebol Alagoano entregou a Daniel Cubano uma foto em que o jovem atleta defendia a seleção do seu país com o lendário uniforme vermelho no Pan Americano de Indianápolis em 1987. “Passou um filme”, declarou cubano após receber a foto visivelmente emocionado. (Veja o Vídeo).

Em breve a Federação Alagoana de Handebol divulgará as datas e locais dos próximos acampamentos.

Os municípios que tiverem interesse em realizar atividades destinadas aos técnicos, professores e atletas locais nos mesmos moldes do Acampamento Regional, podem entrar em contato para viabilizar e realização para que o Handebol seja desenvolvido cada vez mais em Alagoas.

Copa Banner