Home / Notícias / JEAL 2016 tem data definida
DSCI0312_1

JEAL 2016 tem data definida

Os Jogos Estudantis de Alagoas – JEAL finalmente teve as suas datas de realização definidas e divulgadas, trazendo alívio para professores e alunos que temiam a não realização da maior competição estudantil do estado.

Por ser classificatório para os Jogos Escolares da Juventude, o JEAL deve ser realizado de acordo com o regulamento da competição nacional para que seus campeões tenham direito de representar o estado na etapa nacional junto às demais unidades da Federação.

Na prática isso se aplica apenas à etapa estadual, uma vez que algumas etapas municipais e até mesmo regionais não cumprem todos os itens do regulamento, fato esse que aconteceu com frequência em 2015 e se repete em 2016 onde etapas municipais foram realizadas com “regulamento e medidas próprias”, antes mesmo da definição de realização do JEAL 2016.

Em reuniões distintas com os representantes da Secretaria Estadual de Educação, presidentes das federações esportivas, coordenadores de educação física das GERE (Gerências regionais de ensino) entre outros setores envolvidos diretamente nos Jogos Estudantis de Alagoas os detalhes da realização da etapa estadual foram repassados. Com muitas restrições orçamentárias, o JEAL será realizado através da Secretaria de Estado da Educação, enquanto que a expectativa era que fosse realizado pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas.

Confira as principais datas do JEAL 2016:

Regional Maceió
Realização: 15 a 19/06

Interregional Maceió
Realização: 29/06 a 03/07

Etapa Estadual
21 a 31/07

Os campeões adquirem o direito de representar o estado nos Jogos Escolares da Juventude, evento que reúne os campeões escolares dos 26 estados que em 2016 terá as duas categorias realizadas em João Pessoa – PB. A Categoria infantil ocorrerá no período de 20 a 29 de setembro, enquanto a categoria juvenil vai ser disputada de 10 a 19 de novembro